Verrugas

Dermatose causada por vírus e que podem ocorrer em qualquer parte da pele. São mais frequentes na idade escolar e na adolescência, mas pode acometer adultos e idosos.

São lesões benignas de pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Podem ser transmitidas por contato direto ou indireto e geralmente não doem (exceto as das plantas dos pés, que podem ser dolorosas). São bolinhas endurecidas, de tamanhos variáveis, com superfície áspera.

As verrugas vulgares são as mais comuns e consistem em elevações da pele com superfície áspera de tamanhos variáveis. As verrugas planas são geralmente numerosas e bem achatadas, com mínimo relevo. Já as verrugas filiformes são fininhas e compridas. As verrugas plantares também são conhecidas como “olho de peixe”.

O diagnóstico é clínico a partir do histórico do paciente e exame minucioso das lesões. Em casos duvidosos, a lesão pode ser removida e enviada para exame anátomo-patológico.

O tratamento depende do tipo da verruga. Pode ser feito com crioterapia (com nitrogênio líquido), ácidos (fenol + ácido nítrico fumegante), eletrocoagulação (com bisturi elétrico) e laser CO2.