Cicatrizes de Acne

São cicatrizes na pele decorrentes do processo inflamatório que as lesões de acne causam. "Cutucar” e espremer cravos e espinhas também contribuem para a formação dessas indesejáveis marcas

O diagnóstico é clínico a partir do histórico do paciente e exame minucioso da pele. A classificação do tipo de cicatriz é fundamental para direcionar o tratamento e escolher as técnicas mais adequadas para o caso.

Existem várias formas de tratar as cicatrizes de acne. Muitas vezes, a associação de técnicas, proporciona resultados mais completos e satisfatórios.

. Peelings: consistem na aplicação de substâncias químicas (como ácidos) que tem como objetivo descamar e renovar a pele. Podem ser superficiais, médios ou profundos, de acordo com a profundidade que atingem na pele. Os peelings superficiais mais usados para controlar a acne e melhorar as cicatrizes superficiais são os de resorcina, ácido retinóico, solução de Jessner, ácido salicílico. Já o peeling médio mais indicado para tratar cicatrizes de acne é o peeling de Jessner + ATA 35%. Todos necessitam de preparo prévio da pele com fórmulas e devem ser indicados sempre por dermatologistas. O número e a freqüência das aplicações vai depender de cada caso. É necessário evitar o sol durante e após os procedimentos por pelo menos um mês.

. Microagulhamento: técnica na qual utiliza-se um aparelho que possui diversas agulhas esterilizadas e de aço cirúrgico que, ao ser aplicado na pele, estimula a produção de colágeno, sem provocar desepitelização total, como ocorre nas técnicas ablativas. Isso aumenta a segurança do procedimento, além de proporcionar um menor tempo de recuperação. As agulhas penetram na pele inúmeras vezes, formando microcanais que possibilitam a reação das células e a liberação de fatores de crescimento, que proporciona remodulação tecidual e formação de novo colágeno.

. Subcision: procedimento que pode ser indicado para "elevar" cicatrizes de acne deprimidas. É realizado com anestesia local, com uma agulha que é introduzida sob a cicatriz que se deseja elevar, com movimentos de "vai e vem". Pode ocorrer dor e hematomas nos locais por alguns dias.

. Preenchimento: consiste na aplicação de ácido hialurônico nas cicatrizes deprimidas/ "abaixadas", com o objetivo de nívelá-las.

. Laser fracionado: tecnologia muito usada no tratamento das cicatrizes de acne, pois promove uma remodelação importante e consistente do colágeno da derme, com rápida recuperação. Podemos usar o laser fracionado não ablativo quando o paciente necessita de uma recuperação mais rápida. O laser de co2 fracionado ablativo também é uma opção bastante interessante no tratamento dessas cicatrizes.